quarta-feira, 6 de junho de 2012

Teste: BMW M550d xDrive é o automóvel com motor diesel mais potente do mundo.

Teste: BMW M550d xDrive é o automóvel com motor diesel mais potente do mundoPropulsor com três turbos e 381 cv de potência inaugura novo patamar para carros movidos a diesel. A popularidade dos motores diesel na Europa torna praticamente obrigatória a presença de propulsores movidos a este combustível nos carros lançados no continente. A BMW resolveu ir além e decidiu explorar todo o desempenho que pode ser extraído de blocos a diesel, com uma gama especial da linha M Performance equipada com uma nova versão do motor 3.0 diesel de seis cilindros em linha, criada especialmente para a linha M Performance.
Este renovado motor, presente no sedã M550d xDrive, na station M550d xDrive Touring, e nos crossovers X5 M50d e X6 M50d, desenvolve 381 cv às 4 mil rpm e anuncia 75,45 kgfm de torque máximo – são 75 cv a mais do que a sua variante mais potente, presente no 740d.
Com estes atributos, os quatro modelos da gama M são elevados à condição de automóveis com o motor diesel mais potente do mundo. O resultado foi conquistado graças a um sistema de tripla turbocompressão que atua para otimizar a performance e os gastos energéticos. Os três turbos têm funções diferentes: o menor funciona a baixas rotações, o intermediário é acionado após as 2 mil rpm e o último entra em ação quando o motorista quer tirar o máximo do carro em altas rotações. E “máximo”, neste caso, é algo realmente grandioso: o M550d xDrive cumpre os 0-100 km/h em 4,7 segundos, menos 0,3s que o novo M5, a caminho dos 250 km/h de velocidade máxima, limitada eletronicamente, como nos outros modelos da gama xDrive.


Para fazer jus à união entre desempenho e eficiência energética, o conjunto mecânico da divisão M conta com os préstimos de uma caixa automática de oito relações e sistema de tração integral revisto. Além disso, consumos e emissões em níveis reduzidos são obtidos também por meio da presença do sistema stop/start e do recurso de recuperação da energia da frenagem. Com todas essas características, a BMW anuncia um consumo médio de 15,8 km/l em ciclo combinado e emissões de 165 g/km para o sedã – números bastante satisfatórios em relação a um carro com 1.895 kg e capaz de desenvolver 381 cv de potência.

O sedã produzido na fábrica alemã de Dingolfing, no estado alemão da Bavária, tem seu visual esportivo garantido pelos para-choques com tomadas de ar maiores na frente, e pelos difusores de ar e saídas duplas de escapamento atrás, além de imponentes rodas de 20 polegadas. O objetivo da BMW é posicionar o três volumes de forma intermediária entre o modelo de topo, o 550i, e o modelo M correspondente, o M5.


Primeiras impressões

Fúria tripla

Misano Adriático/Itália –
A vocação esportiva dos modelos M, misturada à elegância e sobriedade do design alemão, consegue acelerar até os corações mais tranquilos logo ao primeiro contato. Se a oportunidade de dirigir o sedã com motor diesel mais potente do mundo acontecer no circuito mais charmoso do Norte da Itália, então o caso é de paixão imediata. A tríade de valores que orientou o desenvolvimento do M550d xDrive – precisão, agilidade e emoção – se torna apenas uma alegoria quando os verdadeiros atributos deste esportivo são colocados à prova. E são muitos. Os ajustes no motor 3.0 com três turbos fornecem um torque significativamente maior, e o aumento de potência desta versão é capaz de estabelecer um novo patamar para automóveis equipados com motores diesel.
Os atributos deste sedã também dão novo dinamismo à tradição esportiva da marca bávara. Por meio de várias alterações e atualizações, a divisão M conseguiu entregar uma proposta de condução realmente nova, e não é exagero dizer que o M550d xDrive consegue muito bem transitar entre circuitos e ruas.  Com a tecnologia empregada em prol da eficiência energética, este alemão possibilita uma condução econômica sem renegar o apelo mais radical. A relação equilibrada entre esportividade, econômia e conforto transforma o sedã em uma boa pedida para a condução diária.

Esta aptidão é confirmada pelo cuidado no acabamento do interior, marcado pelos bancos em alcantara e por aplicações em alumínio que dão um toque extra de requinte e esportividade. O M550d xDrive se mostra um carro muito funcional, apesar de uma certa dificuldade para manusear as borboletas para troca de marchas atrás do volante. O conjunto mecânico demonstra exatidão e bom intervalo de respostas e, portanto, acaba transformando o carro em uma profusão de superlativos.


Ficha técnica

BMW M550d xDrive

Motor:
Diesel, dianteiro, longitudinal, 2.993 cm³, três turbos, seis cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro e comando duplo no cabeçote. Injeção direta do tipo Common-Rail. Acelerador eletrônico.
Transmissão:
Câmbio automático com oito marchas à frente e uma a ré, com opção de mudanças sequenciais na manopla do câmbio ou através de borboletas no volante. Tração integral. Controle eletrônico de tração.
Potência máxima:
381 cv entre 4 mil e 4.400 rpm.
Aceleração 0-100 km/h:
4,7 segundos.
Velocidade máxima:
250 km/h limitada eletronicamente.
Torque máximo:
75,4 kgfm entre 2 mil e 3 mil rpm.
Diâmetro e curso:
90,0 mm X 84,0 mm. Taxa de compressão: 16,0:1.
Suspensão:
Dianteira independente do tipo McPherson, com braços em alumínio, molas helicoidais  e barra estabilizadora. Traseira independente com braços múltiplos em alumínio e molas helicoidais. Controle eletrônico de rigidez dos amortecedores e de estabilidade.
Pneus:
245/40 R19 na frente e 275/35 R19 atrás.
Freios:
A discos ventilados na frente e atrás. Oferece ABS com EBD e assistente de frenagem de emergência.
Carroceria:
Sedã com quatro portas e cinco lugares. Com 4,89 metros de comprimento, 1,86 m de largura, 1,46 m de altura e 2,96 m de entre-eixos. Oferece airbags frontais, laterais e do tipo cortina.
Peso:
1.895 kg.
Capacidade do porta-malas:
520 litros.
Tanque de combustível:
70 litros.
Produção:
Dingolfing, Alemanha.
Lançamento mundial:
Janeiro de 2012.

 Fonte: Carlo Valente/InfoMotori-Itália/MotorDream

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Outras Matérias:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...