sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Protetor de pescoço evita lesões graves no motociclismo.

Protetor de pescoçoO protetor de pescoço é mundialmente conhecido como neck brace, mas você sabe por quem e por qual motivo ele foi inventado? No ano de 2001, o médico sul-africano Chris Leatt testemunhou a morte de um piloto com o pescoço quebrado durante uma competição off-road disputada por seu filho.(VEJA+)
Após este fato, Leatt percebeu a necessidade de um acessório específico para evitar esse tipo de lesão, principalmente para o motociclismo. Desta forma, Chris Leatt desenhou um equipamento baseado nos colares cervicais utilizados na ortopedia para manter o pescoço dos pacientes em posição firme e inventou o neck brace.
O equipamento de segurança é fabricado com nylon reforçado e conta ainda com fibras de carbono na sua composição. O protetor se apoia na base do pescoço e sua estrutura se estende até o início da coluna, onde fica sobreposta ao protetor cervical.
Protetor de pescoçoTambém chamado de Leatt-Brace, o dispositivo de segurança foi inicialmente desenhado para pilotos de competições e foi posteriormente adaptado para poder ser utilizado também nas ruas por qualquer motociclista. O equipamento chegou ao Brasil no ano de 2010, importado pela Silva Mattos, e custa em média R$ 950.
Outras empresas, como a EVS e a Alpinestars, já apresentaram suas versões do neck brace e a própria Leatt criou outro modelo para uso nas ruas. A tendência é que o equipamento se torne cada vez mais popular em competições de diversos estilos e futuramente nas ruas. Afinal, quando o assunto é equipamento de segurança, excesso de zelo nunca é o bastante, ainda mais no motociclismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Outras Matérias:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...