domingo, 28 de outubro de 2012

Designer do Range Rover Vogue confirma versão híbrida do modelo.

23 de outubro - Range Rover Vogue (Foto: Raul Zito/G1)Richard Wooley adianta ao G1 o 1º carro com DNA 4X4 com a tecnologia. Salão de SP chega ao segundo dia, ainda reservado para a imprensa. A admiração pela evolução do design dos modelos off road (antes mais conhecidos pelo visual bruto e sem detalhes refinados) brilha nos olhos de Richard Wooley, ao mostrar o modelo que ajudou a criar e que hoje é o que se tem de mais moderno no mundo 4X4, o novo Range Rover Vogue. Enquanto passava os dedos sobre as linhas claras e bem definidas de sua criação, Wooley revelou com exclusividade ao G1 que logo o modelo ganhará a sua versão híbrida.

23 de outubro - Range Rover Vogue (Foto: Raul Zito/G1)Range Rover Vogue (Foto: Raul Zito/G1)
"Não posso revelar datas, mas ele chegará em breve", revelou. Mas além da importância global deste tipo de tecnologia - símbolo da redução de consumo de combustível por utilizar um motor a combustão e outro elétrico -, o que faz o designer ter orgulho da novidade que ajuda a criar é o fato de que o Vogue híbrido será o primeiro autêntico 4X4 a receber o sistema.
"Hoje os híbridos não são carros feitos para ser expostos em situações extremas. Se você pegar o manual de instruções deles, os fabricantes deixam isso bem claro. No Vogue será diferente. O que você puder fazer com o Vogue 'normal' vai também poder fazer com o híbrido", destaca Wooley.
Vogue tem claridade
O Vogue "normal" será lançado mundialmente em novembro, no Marrocos, e chegará ao mercado brasileiro no começo do ano que vem. Ele está 39% mais leve em relação á geração anterior e tem inédita estrutura de alumínio para um 4X4, a principal responsável pela redução de peso. Dependendo do mercado e das especificações, o “regime” pode chegar a 420 kg.
Mecanicamente, a Land Rover destaca o novo trabalho na suspensão a ar, deixou o utilitário mais estável e ágil. O modelo possui três opções de motores: 3.0 V6 e 4.4 V8, movidos a diesel, e um 5.0 V8 Supercharged, a gasolina – sempre acompanhados por uma transmissão automática de oito velocidades.
Detalhes do Vogue (Foto: Raul Zito/G1)Detalhes do Vogue: Terrain Response, porta 'bate' sozinha, interior valoriza a claridade e porta-malas tem botão elétrico para o rebatimento dos bancos traseiros  (Foto: Raul Zito/G1)
Mais do que as capacidades mecânicas, a Land Rover reservou ao Vogue preciosismos que fazem toda a diferença neste segmento de luxo. E nada como quem os elaborou para mostrá-los. Entre os itens que mais chama a atenção é o mecanismo do porta-malas. Em todo Land Rover, ele é divido ao meio. Na nova geração do Vogue, ele é acionado eletricamente por meio de um botão, tanto para abrir quanto para fechar. Sobre a tampa de baixo é possível ficar quatro pessoas sentadas. "E se você quiser tombar os bancos traseiros para aumentar o espaço do porta-malas, há um controle para comandar eletricamente os bancos", mostra Wooley.
Espaço para as pernas está maior no novo Vogue (Foto: Raul Zito/G1)Espaço para as pernas está maior no novo Vogue (Foto: Raul Zito/G1)
Outra inovação está na nova geração do sistema Terrain Response. Ele calcula de forma mais rápida as condições do terreno e adapta o carro automaticamente. "Você não precisa pensar, o carro faz tudo sozinho", explica o designer sobre a tecnologia que estreia com o carro. Quem prefere controlar o sistema manualmente também tem o recurso.
Fim da porta de geladeira
As portas ganharam "mimo" tecnológico. Acabou a época da ironia "você não tem geladeira em casa", muito ouvida por aqueles que adoram bater a porta dos carros com força. Basta aproximar a porta da carroceria que, automaticamente, o Vogue as fecha de forma sutil, como prega a boa educação inglesa.
620 range rover vogue interior (Foto: Raul Zito/G1)Interior do Vogue é claro e amplo (Foto: Raul Zito/G1)
No interior, Richard Wooley destacou dois pontos importantes do desenho da quarta geração: a claridade e o espaço para os passageiros dos bancos traseiros. Para dar a sensação de amplitude e leveza, sem perder o "poder ao volante", o Vogue ganhou um painel claro, com botões pequenos para rádio e ar-condicionado. O visual "limpo" é reforçado pela escolha das cores, com revestimento em couro creme e pequenos detalhes em madeira, alumínio e "preto piano". O teto solar panorâmico completa o desenho.
Para as pernas dos passageiros ficou um amplo espaço. Tanto dirigir quanto passear no carro requinte.
Quem sabe, F-Type Hybrid...
Adaptar o esportivo F-Type para receber o sistema híbrido exige cuidado maior, mas não é um sonho impossível, de acordo com Matt Beaven, da equipe de design do Jaguar F-Type. No entanto, a preocupação agora é única: recolocar a marca Jaguar no segmento das supermáquinas.
Enquanto o Vogue preza pelo minimalismo, o F-Type traz purismo as suas linhas. Pelas palavras de Beaven, mais fã do carro do que qualquer outro porta-voz da marca no estande, a preocupação foi trazer um supermodelo com linhas laterais fortes, mas poucas, que inclusive ajudam na aerodinâmica - a maçaneta, por exemplo, fica embutida na porta. A frente, ganhou farois exclusivos, mas também elementos que remetem a outros modelos da Jaguar. "O F-Type não perdeu a identidade da marca", ressalta Matt Beaven.
23 de outubro - Jaguar F Type (Foto: Raul Zito/G1)23 de outubro - Jaguar F Type (Foto: Raul Zito/G1)
A traseira foi declaradamente inspirada nos muscle cars norte-americanos, como Camaro, Viper e Mustang, mas sem perder a delicadeza de um esportivo luxuoso. Neste quesito, os destaques são a lanterna traseira, que forma uma linha com um círculo ao centro, e as saídas de escape, desenhadas por um fornecedor que é especialista em motos da Ducati. "eles fizeram um exclente trabalho", sorri, Beaven. "De longe, qualquer um vai reconhecer o F-Type pela parte traseira. Repare no encosto de cabeça, é uma escultura." As estradas brasileiras poderão conhecer o carro no ano que vem, quando começa a ser vendido no Brasil.
Entre os mimos do Vogue estão porta que 'bate' sozinha (Foto: Raul Zito/G1)Detalhes da maçaneta e da lanterna do F-Type  (Foto: Raul Zito/G1)
Fonte:  AutoEsporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Outras Matérias:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...