segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Conheça "The Beast": o Cadillac de Barack Obama.

Conheça
Recheado de mecanismos de defesa e sistemas tecnológicos, limusine da Cadillac pesa cerca de oito toneladas. O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, se prepara para um novo ciclo à frente da nação mais poderosa do planeta após a reeleição. (VEJA FOTOS)Mas se por um lado novidades o aguardam no próximo mandato, uma coisa não vai mudar: o carro oficial, que será o mesmo de quando tomou posse em 2009. Obama vai continuar com o Cadillac One. A limusine foi especialmente desenvolvida pela marca da General Motors e é conhecida como o veículo mais seguro do mundo.
 
O carro, chamado pelos funcionários da Casa Branca de "The Beast", ou "A Besta", em português, acompanha o presidente norte-americano em todos os seus compromissos oficiais, mesmo fora dos Estados Unidos. O modelo esteve no Brasil, no ano passado, quando Barack Obama cumpriu agenda em território nacional. A limusine foi construída pela Cadillac sobre a base da superpicape GMC Topkick com linhas próximas às do Escalade. São 5,5 metros de comprimento com o peso de cerca de oito toneladas. 
Para mover a Besta, a marca escolheu um motor diesel de 6.5 litros que entrega 600 cv de potência. A segurança do modelo é inversamente proporcional quando o assunto é o "carinho" com o meio ambiente. O Cadillac espichado faz apenas 3,3 km/l. A velocidade máxima também não impressiona. O modelo chega somente aos 100 km/h. A curso 0-100 km/h é cumprido em longos 15 segundos. No entanto, estima-se que a viatura oficial conte com algum sistema de overboost para situações de emergência.

 
As oito toneladas não se explicam apenas pela carroceria totalmente blindada, feita de aço, titânio, alumínio e cerâmica. Toda a tecnologia a bordo contribui para o peso do carro. A Besta tem itens de segurança como câmeras de visão noturna, armas de fogo que saem pelas portas como num carro de combate e canhões de gás lacrimogênio. O fundo é revestido por uma placa de metal que protege o interior em caso de explosão de bombas no chão. Os vidros têm 12,7 cm de espessura e podem parar projéteis dos mais altos calibres, granadas e outros explosivos. 
As portas têm 20,3 cm, a mesma espessura da porta de um Boeing 757.O tanque de combustível é revestido por uma espuma especial à prova de explosões, mesmo sob forte impacto. Os pneus são reforçados com kevlar, mesmo material usado em coletes à prova de balas, e são revestidos ainda por aço para que o carro continue circulando normalmente mesmo após destruição total dos pneus.
Além de todo o sistema de defesa, o Cadillac One leva um estoque de garrafas com o sangue de Barack Obama caso seja necessária uma transfusão de emergência. O porta-malas carrega reservas de oxigênio e uma pequena unidade de combate a incêndios. O banco traseiro, destinado a Obama, conta com um pacote executivo que inclui mesa dobrável, notebook conectado à internet e um telefone de última via satélite de última geração com ligação direta para o vice-presidente e para o Pentágono.
Conheça
O motorista do Cadillac One tem treinamento de elite da CIA e dirige em uma cabine para quatro pessoas, separada da zona presidencial por uma janela que só Obama pode abrir com um botão de emergência. Das janelas externas, apenas a do motorista abre e não mais que 7,6 cm, somente o necessário para comunicação com agentes do lado de fora.
Estas são as únicas características divulgadas do carro presidencial norte-americano. Por razões de segurança, há várias informações mantidas em sigilo. Não há qualquer imagem do interior, apenas ilustrações. A Besta entrou em serviço no dia 20 de janeiro de 2009. Em cada compromisso de Obama são usados dois Cadillac One.
Fonte: Michael Figueredo/MotorDream

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Outras Matérias:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...