sábado, 15 de dezembro de 2012

Entenda a diferença entre um crossover e um SUV.

Entenda a diferença entre um crossover e um SUVMuitas vezes confundidos, os dois tipos de carros possuem suas peculiaridades. Durante muito tempo, os modelos familiares como minivans, monovolumes e stations foram produtos dos mais lucrativos para as fabricantes de automóveis. Porém, recentemente, uma nova luta no mercado fez com que os antes badalados se direcionassem para o ostracismo, ofuscados pela disputa entre crossovers e SUVs.(VEJA FOTOS E MAIS) No entanto, a atual popularidade dos dois segmentos gera algumas dúvidas e boa parte dos consumidores não sabe diferenciá-los. De maneira breve e concisa, o site mexicano AutoCosmos, parceiro editorial do MotorDream, ajuda a elucidar as questões.
Para entender um SUV, é preciso voltar no tempo para a época em que foram concebidos. A sigla vem de "veículo utilitário esportivo" em inglês. Os modelos eram mesmo baseados no conceito dos utilitários e caminhonetes. A carroceria e a plataforma eram partes distintas. Embora hoje existam motores mais econômicos, o comportamento dos propulsores dos SUVs antigos lembrava o de caminhões, tamanho o consumo de combustível. Todos os utilitários esportivos possuem boas aptidões para percursos fora-de-estrada. Foram projetados para ter bastante força, versatilidade e espaço, abrindo mão do conforto. Com a evolução do mercado, no entanto, ser confortável passou a ser requisito fundamental para um SUV.
Nissan Pathfinder é um bom exemplo de SUV


Os crossovers vêm de uma expressão que significa "cruzamento" e esta talvez seja a que melhor define o segmento. Os modelos normalmente são chamados de SUVs compactos. São baseados em plataformas de carros, em monobloco, parecendo mesmo com automóveis comuns com as linhas mais esticadas e robustas. Foram projetados para obter a maioria das vantagens de um SUV, mas sem os inconvenientes que os utilitários esportivos causam. Dois pontos onde o foco das fabricantes mais se concentra são: consumo de combustível e conforto. Alguns até possuem certa aptidão para o off-road, mas não é o principal objetivo. Normalmente contam com amplo espaço, como terceira fileira de assentos, para abrigar famílias grandes.
Honda CR-V reúne as características de um crossover

FONTE: MOTORDREAM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Outras Matérias:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...