terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Mercedes mostra o CLA, para conquistar 'jovens de coração'.

Mercedes mostra o CLA no Salão de Detroit 2013 (Foto: Luciana Oliveira/G1)Modelo virá ao Brasil; marca estuda parceria com Nissan para produção. Apresentação em Detroit acontece na véspera do salão na cidade. Nada de música clássica ou jazz. Com uma batida pop e citando Facebook e YouTube, além de Gangnam Style, é claro, a Mercedes-Benz fez neste domingo, em Detroit (EUA), um balanço de 2012 e a pré-estreia mundial do CLA. Com o novo modelo, a tradicional marca alemã diz que pretende conquistar os "jovens de coração". Inclusive os brasileiros, confirma a marca.(VEJA FOTOS)

Made in Brazil?
É certo que o modelo chegará ao Brasil importado. Mas, em setembro passado, no último Salão de Paris, a Mercedes confirmou que avalia voltar a produzir carros no Brasil — atualmente a marca fabrica apenas caminhões e ônibus. O CLA seria um dos modelos cotados para essa nova fase.
Questionado sobre essa possibilidade, o CEO da Mercedes, Dieter Zetsche, afirmou que "ainda não foi tomada nenhuma decisão" a respeito. Mas reforçou que a montadora estuda as chances e confirma que uma parceria com a Nissan é avaliada. A Mercedes-Benz aproveitaria a nova fábrica da montadora japonesa, que está sendo construída no Rio de Janeiro.
"Gostaríamos de estar lá (no Brasil), estamos estudando as chances, potencialmente juntando forças com a Nissan", disse o executivo, que não respondeu quando a montadora alemã baterá o martelo sobre a retomada no Brasil. A maior concorrente, BMW, anunciou, em outubro passado, a construção de uma fábrica em SC.
Chefões da Mercedes imitam poster de "Três solteirões e um bebê", que é o CLA (Foto: Luciana de Oliveira/G1)
Mercedes CLA (Foto: Luciana de Oliveira/G1)Detalhes do CLA
Chamado de novo "bebê" pelo chefe da Mercedes, na apresentação, a montadora fez uma brincadeira com o filme "Três solteirões e um bebê", colocando a própria foto e de colegas junto ao carro ainda coberto, imitando o poster do sucesso hollywoodiano dos anos 1980.
A "nostalgia" acaba ali. O CLA é a versão de produção do Concept Style Coupé, conceito visto nos salões de Paris e de São Paulo. Ele surge com design mais ousado, moderno, e detalhes como as portas sem molduras.
Trata-se de um cupê de quatro portas que, segundo descreve a montadora alemã, segue a ideia do CLS, cujo maior mercado é o norte-americano. Não à toa, a apresentação em Detroit acontece na véspera do salão na cidade, mas o CLA não estará no evento, onde o destaque será o Classe E. Mas o lançamento mira em cheio o mercado norte-americano, onde cresce a participação dos modelos de porte médio. O cupê tem 4,63 m de comprimento, 1,77 m de largura e 1,43 m de altura.
A montadora diz que o preço para os EUA será revelado somente no começo do mês que vem, no dia do Superbowl, a decisão da liga de futebol americano, quando as fabricantes de carro, principalmente, gastam milhões para ganhar espaço nos intervalos do jogo que tem uma das maiores audiências da TV americana anualmente. Antes disso, durante a Fashion Week de Berlim, ocorrerá o lançamento mundial.

Preços na Europa
Mas os preços do carro na Alemanha já foram divulgados. Lá, o modelo partirá de 28.977 euros (o equivalente a R$ 80,5 mil, na cotação da última sexta) e a versão topo (a gasolina) chegará a 38.675 euros (R$ 105,1 mil). Nela, o cupê é equipado com motor 2.0 de 214 cavalos, transmissão de dupla embreagem e sistema start/stop. Há ainda duas versões com motor 1.6 (123 cv e 158 cv) e câmbio manual de 6 marchas, e as com motores a diesel, para o mercado europeu, onde o modelo já pode ser encomendado. Em abril, ele chega às lojas locais.
Tecnologia em foco
De série, o CLA será equipado com alerta de colisão a partir de 7 km/h (anteriormente ele funcionava a partir dos 30 km/h) e um sistema que ajuda a frear o carro com mais precisão nesses casos. Ele também conta com o novo sistema de tração integral da marca, o 4Matic, com distribuição de torque variável, que será estendido a outros 60 modelos e versões. O sistema também é mais leve que os oferecidos no mercado.
A Mercedes-Benz diz que ampliou a interação do carro com o iPhone, incluindo o sistema Siri de controle por voz, além de permitir acesso ao Facebook e ao Twitter, e oferece rádio via internet, GPS com informação em tempo real do trânsito baseada na web, procura on-line de destinos, incluindo Street View, e display de mapas 3D.
Mercedes CLA (Foto: Luciana de Oliveira/G1)CLA no momento em que foi revelado (Foto: Luciana de Oliveira/G1)
Na versão topo de linha nos EUA e na Europa, o CLA será vendido com motor de 211 hp (Foto: AFP)Na versão topo de linha nos EUA e na Europa, o CLA será vendido com motor de 214 cv (Foto: AFP)
Lançamento mira em cheio o mercado norte-anericano dos sedãs médios (Foto: Luciana Oliveira/G1)Lançamento mira em cheio o mercado norte-anericano dos sedãs médios (Foto: Luciana de Oliveira/G1)
FONTE: AutoEsporte/Luciana de Oliveira/G1, em Detroit (EUA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Outras Matérias:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...