quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

AVALIAÇÃO: JAGUAR XJ PORTFOLIO.

Jaguar XJ Portfolio (Foto: Divulgação)Pomposo até no nome da versão, o sedã “top intermediário” 3.0 V6 é um modelo esporte fino. Ex-símbolo da Jaguar, o grandalhão XJ ficou menos vistoso diante dos novos F-Type e XE. Olha que o modelo evoluiu com o tempo. (VEJA FOTOS E +)

Jaguar XJ Portfolio (Foto: Divulgação)Abandonou até aquele ar retrô na geração lançada em 2009. Talvez seja a sua discrição que jogue contra a sua popularidade ou, sem dúvida, o preço de R$ 417.700 da versão Portfolio. Nem mesmo o 3.0 V6 supercomprimido que acorda ensurdecendo vizinhos no F-Type faz qualquer estardalhaço. Para o XJ, isso faz sentido.


Se há uma natureza em objetos criados pelo homem, a dele é ser um sedã esporte fino. Com o perdão do termo, é isso mesmo. O lado esporte vem da construção de alumínio de apenas 1.748 kg, menos que um Chevrolet Camaro SS. Fino, o XJ guardou as proporções de dublê de limusine que o caracterizam desde a primeira geração de 1968. São 5,12 metros e 3,03 m de entre-eixos. 
Jaguar XJ Portfolio (Foto: Divulgação)Jaguar XJ Portfolio (Foto: Divulgação)Parece um fardo e tanto, mas o 3.0 V6 tem 340 cv e 45,8 kgfm entre 3.500 e 5 mil giros, tocados pelo câmbio automático de oito marchas. Na pista, o XJ foi aos 100 km/h em 6,1 segundos e retomou dos 60 a 100 km/h em 3,3 s. A leveza não o ajudou nas frenagens, foram 30,6 m de 80 a 0 km/h, tampouco no consumo urbano de 7,2 km/l e 12,1 km/l na estrada, mesmo com o start-stop.

Diante de rivais novos, o XJ se garante com o belo capô nervurado à frente do motorista. O sedã cai no arrojo na linha de cintura elevada e no teto em arco com colunas pretas. Ele extravazou aquele ar clássico, porém não é um dos felinos mais belos. A própria natureza o traiu nesse ponto.
Mudou, mas nem por isso reescreveu as escrituras. A suspensão e direção podem causar estranheza aos habituados com o jeito dos alemães. Mesmo no modo Sport com respostas cruas, a suspensão eletrônica não quica sobre o asfalto ruim, sem ser molenga. Você desliza rapidamente de uma curva a outra com a fluidez dos gatos, sem esforço. Nem o propulsor levanta a voz para não perturbar a atmosfera cercada pela mistura de couro de diferentes texturas com madeira cortada a laser em lâminas de 5 mm. Quase tudo é agradável ao toque, das colunas e teto revestidos de camurça ao volante aquecido. Há mimos como bancos ventilados com massageadores, afora a tela dual view no console, capaz de exibir imagens diferentes para o motorista e carona. Só o quadro vive a síndrome dos smartphones: sua resolução perde feio para os mais modernos.
Jaguar XJ Portfolio (Foto: Divulgação)Alguns pontos entregam que a marca já foi da Ford – agora pertence ao grupo indiano Tata. Os botões dos vidros e dos retrovisores parecem os do Fusion e as borboletas de plástico quebram o jogo de cena. Pode não ter a mesma beleza barroca do interior do Mercedes S500, mas é um belo desconto face aos R$ 682 mil  do Classe S. Por esse valor, dá até para levar o XF 5.0 V8 de 510 cv de elevados R$ 555.800. Esse, sim, faz bastante barulho.
Dados da montadora
Preço sugerido: R$ 417.700.
Motor: Dianteiro, longitudinal, 6 cilindros em V, 24V, comando duplo, compressor volumétrico, gasolina, cilindrada 2.995 cm³.
Potência: 340 cv a 6.500 rpm. 
Torque: 45,8 kgfm entre 3.500 e 5.000 rpm.
Transmissão: Automática de 8 marchas, tração traseira.
Direção: Elétrica
Suspensão: Braços duplos triangulares  na dianteira e multilink na traseira freios
Discos: ventilados nas quatro rodas.
Pneus: 245/50 R18
Dimensões: Compr. 5,127 m, largura 1,899 m, altura 1,456 m, entre-eixos
3,032 m
Capacidades: Tanque 82 l,
Porta-malas (aferido AE): 455 l Peso 1.748 kg
Números de teste
Aceleração: 0-100 km/h: 6,1 s; 0-400 m: 14,2 s
Retomada: 40-80 km/h (D):  2,6 s; 60-100 km/h (D):  3,3 s; 80-120 km/h (D): 4,2 s
Frenagem: 100 km/h: 45,2 m; 80 km/h: 30,6 m; 60 km/h: 20,1 m
Consumo: 7,2 km/l (urb.); 12,1 km/l (rod.)

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